QUEM SOMOS

O Centro Espírita Vinha de Luz – CEVIL– foi fundado no dia 11 de novembro de  2017, em Brasília-DF. Por sugestão dos espíritos amigos, coordenadores da obra, a cepa de vinha foi adotada como insígnia desta Casa Espírita, em razão do seu simbolismo espiritual. Esse emblema tem ressonância direta com os ideais de busca do conhecimento e práticas desta Casa.

 

O simbolismo da cepa de vinha foi apresentado pelos espíritos coordenadores da obra da Codificação a Allan Kardec em “O Livro dos Espíritos”, no qual, nos prolegômenos, os espíritos explicitaram de maneira poética e bela o seu significado espiritual:

“...a cepa...é o emblema do trabalho do Criador. Aí se acham reunidos todos os princípios materiais que melhor podem representar o corpo e o espírito. O corpo é a cepa; o espírito é o licor; a alma ou espírito ligado à matéria é o bago. O homem quintessencia o espírito pelo trabalho e tu sabes que só mediante o trabalho do corpo o Espírito adquire conhecimentos.”

 

Sendo a cepa de vinha símbolo do corpo, do espírito, da reencarnação, do trabalho, do conhecimento e da obra de Deus, nossos orientadores sugeriram adotar o nome “Vinha”, por ser esta o terreno onde são plantadas videiras ou parreiras, que dão as cepas, para simbolizar nas almas que forjam o CEVIL, o terreno fértil para a seara divina. Ao lado do nome “Vinha”, foi-nos orientado exarar a locução adjetiva “de Luz”, para representar a meta ideal do espírito, que é alcançar a luz de ser pleno pelo autoconhecimento e pelo trabalho de servir ao próximo.

 

As almas que materializam o CEVIL é o terreno, a vinha, o local onde a videira da verdade espiritual dispensa suas cepas:  corpo, espírito, reencarnação, trabalho, conhecimento e a obra de Deus. Nesse terreno germinam os anseios deste humilde grupo espírita: ajudar, na grande seara divina, plantar as videiras do Cristo Jesus para a iluminação das almas.

 

Inspirados por esse ensinamento dos espíritos da codificação e por Allan Kardec, as inteligências invisíveis, que coordenam a organização desta Casa, nos pediram que adotássemos o mesmo símbolo da cepa, representando a profunda ligação do CEVIL com os ensinamentos de Kardec.

Por ocasião da fundação, em 11 de novembro, um dos espíritos membros da equipe espiritual que orienta os trabalhos da Casa nascitura, na reunião da Assembleia de fundação, proferiu, em mensagem psicofônica, estas palavras que refletem os ideais do CEVIL:

“Fiquemos certos que esta reunião começa simples e deverá ser mantida muito simples. Recuemos no tempo, nas épocas do passado, quando nesta mesma missão que estamos retomando agora, nós olvidamos a mensagem de Jesus, esquecemo-nos dela, por razões de perturbações espirituais profundas: as vezes tombados na loucura, na insanidade, por questões de vícios comportamentais, por problemas de família, por vaidade, lutas de poder insanas, que nos fizeram retornar à pátria espiritual em desequilíbrio profundo e com chagas e feridas morais, que só o tempo pode trazer o medicamento, para nossa recuperação espiritual.

 

Jesus, mais uma vez, na sua bondade infinita, está nos dando mais uma oportunidade, para que possamos retomar a enxada e a charrua que deixamos enferrujar nas estradas do pretérito e que possamos agora, fazendo uso dessa ferramenta, fazer a seara, a colheita.

 

Frequentaremos, sem dúvida alguma, as reuniões dessa humilde assembleia, para que em uma conexão entre os amigos do plano invisível e os encarnados que se propõem ao serviço com Jesus, nós possamos formar uma imensa família espiritual e uma ilha espiritual de paz e amor para os que sofrem na Terra. Jamais, jamais esqueçamos dos ensinamentos de Jesus! Usemos a bandeira de Allan Kardec, que é Jesus conosco, para guiar todas as nossas atividades espirituais.

 

E mesmo nos momentos difíceis, que sem dúvida alguma chegarão, com o coração em união, nós superaremos todas as dificuldades, porque só os lobos cairão nas armadilhas dos lobos. E, certos que, fiéis ao pensamento da Doutrina, nós recuperaremos a paz que perdemos outrora, através do trabalho e do serviço com o Mestre.

 

Fiquemos aqui, com o coração inundado de ternura, cheio de esperança para o futuro que nos espera e que, certamente, saberemos como ele será, a partir do comportamento e mentalidade que adotarmos no presente.

 

Deixo aqui, a minha força e a minha esperança, o meu consolo, na certeza de que estarei com esse grupo, para que, em uma união de pensamentos, nós possamos conduzir os trabalhos que virão e que ainda estão por começar. Essa fonte viva que se faz na mente de cada um desses doze, aqui conosco na noite de hoje, será uma fonte de consolo para aqueles que padecem as agruras da vida. Pessoas que perderam a alegria de viver, pessoas que padecem doenças e se arrastam no mundo, nessa modernidade ensandecida, buscarão essa ilha de renovação, que estamos de alguma forma edificando com as nossas dificuldades.

Fiquemos firmes! Porque Jesus está conosco. Ele nos amparará!

Hoje estamos aqui em nome de uma falange muito maior que a mim, que aqui me anuncio, através da mediunidade amiga.

Mas em nome dessa assembleia que, como nos ensina o Evangelho, lentamente se irá revelando, nós estaremos juntos e na paz de Jesus cumpriremos os nossos compromissos espirituais.

 

Deus e Mestre Jesus, abençoem, nesse instante, o esforço desse grupo e derramem sobre a consciência de cada um aqui presente, as energias de luz e paz, para que jamais esqueçamos da tua mensagem. E nos momentos em que as lágrimas correrem em nosso rosto, em razão das estocadas da vida, no momento da nossa crucificação diária através do serviço contigo, faze de nós, Senhor, teus servidores fiéis e prudentes, para que jamais maldigamos as dores e elas se nos transformem em pontes de elevação espiritual, para todos nós, espíritos em dívida Contigo. Favorece, Senhor, a nós, a oportunidade de aplicarmos os nossos talentos, multiplicando as bênçãos que Tu nos entregaste na encarnação atual, para recuperar almas tão doridas quanto as nossas, mas que perderam a alegria de viver e se esqueceram de Ti. Que a tua misericórdia esteja sempre conosco, abençoando sempre as nossas atividades espirituais, hoje e sempre.

Que assim seja!”

 

Mensagem ditada por Espírito Amigo ao final da Assembléia Geral de Fundação do Centro Espírita Vinha de Luz - CEVIL.

 

Brasília, 11 de novembro de 2017

Fiquemos aqui, com o coração inundado de ternura, cheio de esperança para o futuro que nos espera e que, certamente, saberemos como ele será, a partir do comportamento e mentalidade que adotarmos no presente".

Please reload

MISSÃO:

Contribuir, por meio do estudo, da prática e da divulgação da Doutrina Espírita, para o progresso espiritual da humanidade.

VISÃO:

Ser um Centro Espírita  de referência nacional nos estudos e práticas espíritas, tendo por bases precípuas os ensinamentos do Evangelho do Cristo, o pentateuco kardequiano e a psicologia profunda, auxiliando para o autoconhecimento e melhoria contínua dos indivíduos encarnados e desencarnados.

 

VALORES:

  • Autoconhecimento.

  • Caridade;

  • Estudo sério;

  • Fraternidade;

  • Pureza Doutrinária;

  • Respeito ;

  • Tolerância.