CURSOS

CURSO: “JESUS E ATUALIDADE”

 

Ano: 2019

N.  de aulas: 10

Início das aulas: 7 de agosto de 2019

Término das aulas: 9 de outubro de 2019

Horário dos estudos:  das 20:00h às 21:30h

Introdução à série psicológica joanna de ângelis”

1.JUSTIFICA

JUSTIFICAVA DO CURSO:

Complementar de maneira aprofundada os estudos das obras Básicas do Espiritismo codificada por Allan Kardec, fazendo uma ponte entre a psicologia psicodinâmica, em uma linguagem compatível com as necessidades do pensamento filosófico.

2.OBJETIVOS DO ESTUDO:

Geral:

Ajudar na compreensão da do pensamento psicológico apresentado na série psicológica Joanna de Ângelis, facilitando o aprofundamento e o entendimento da sua obra.

 

Específicos:

Transformar os termos científicos e filosóficos, em ferramentas que irão auxiliar a vivência do evangelho, como próprio Cristo nos ensinou quando fez o manejo das projeções no apedrejamento da adultera, quando conduziu Maria de Magdala ao processo de individuação, quando simbolizou o processo de individuação na crucificação, quando nos orientou o exercício da virtude na relação ego/self para promover a libertação da sombra, a integração anima no trato com todas as personagens femininas que O seguiram, a libertação da persona que leva a viver uma religião sem religiosidade como os fariseus, o cuidado precioso com a afetividade quando nos ensinou que onde estiver o nosso coração aí estará o nosso tesouro.

 

PÚBLICO ALVO:

Espíritas que tenham estudado o Livro dos Espíritos.

 DO CURSO

CURSO : “EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO”
Início das aulas: 10/08/2019
Horário dos estudos: 15:00 as 16:30

O Evangelho Segundo o Espiritismo

1. JUSTIFICATIVA DO CURSO


"A vida, complexa para quase todos os homens, pede um roteiro, um rumo, para que, seguindo-o, aqueles que sofrem,
encontrem o melhor caminho na direção do bem."
Dr. Hermann - 04.04.1992

 

Allan Kardec, na introdução do livro O Evangelho Segundo o Espiritismo, nos fala que as
matérias contidas nos Evangelhos podem ser divididas em cinco partes:
1. os atos comuns da vida do Cristo;
2. os milagres;
3. as profecias;
4. as palavras que serviram para o estabelecimento dos dogmas da igreja; e
5. o ensinamento moral.

 

Kardec vai dizer também, ainda na introdução do referido livro, que se as quatro primeiras partes foram objetos de controvérsias, a última manteve-se inatacável. A parte que Kardec escolheu para discutir nesta obra foi o ensinamento moral, pois todos admiram a moral evangélica e proclamam a sua sublimidade e a sua necessidade. Contudo, poucos a conhecem a fundo e a compreendem no seu verdadeiro sentido: existem as formas alegóricas e o misticismo intencional que confunde o seu significado real.
Para obviar esses inconvenientes, Kardec reuniu nesta obra todos os preceitos que podem definir um código moral universal, sem distinção de culto. É uma obra para uso de todos. Cada um pode aí colher os meios de conformar sua conduta moral a moral do Cristo. A proposta deste curso é justamente a realização de um estudo sistematizado em torno de todo o conteúdo do livro O Evangelho Segundo o Espiritismo, sempre procurando efetuar conexões com os demais livros da Codificação.

 

Outro aspecto importante deste curso a ser ressaltado é a possibilidade de se estudar, em grupo, os ensinamentos morais de Jesus Cristo com base na Doutrina Espírita com abordagem acolhedora e fraterna. Por fim, diríamos que este curso proporcionará ao aluno ampliar sua visão, consequentemente seu entendimento com relação aos problemas inerentes às relações humanas, dando-lhe condições para enfrentar, de forma mais amadurecida e consciente, estes problemas.


2. OBJETIVOS DO ESTUDO:

Estudar de forma acolhedora e sistematizada o livro O Evangelho Segundo o Espiritismo, de forma a possibilitar ao participante, um roteiro seguro de orientação moral para enfrentar os problemas dos dias atuais e os que estão
por vir.

3. PÚBLICO ALVO:
O estudo destina-se a qualquer pessoa interessada a conhecer o Evangelho e a Doutrina Espírita, aos participantes que já tenham concluído outros cursos da Doutrina, bem como aos que tenham sido encaminhados de outras Casas Espíritas.